Overblog
Suivre ce blog
Editer la page Administration Créer mon blog
/ / /

Tchê galera !
Tudo bom com vocês ?

Vocês já me perguntaram porque eu não comprei um celular aqui. Eu respondia que, já, não sentia a necessidade, e tal vez tentei explicar um pouco mais, mas pouco pois é difícil explicar rapidinho um sujeito bem completo.
A idéia é que não preciso de um celular, e sento que fico mais aberto pra as pessoas, que é mais fácil encontrar gente fora do meu grupo de amigos sem celular. Podem concordar ou não sobre isso.
Mas pra mim o debate não é só isso. Devemos considerar muitos outros fatos, tais como :
- a extrema poluição da sua construção. Molesta a natureza e os seres humanos
- a necessidade de muita energia pra construí-lo
  e as indústrias impõem a lei deles sobre as cidades, não param a sua produção, mesmo com problemas de agua no país, ...
- a reciclagem dos aparelhos é mínimo. Enviamos nossos problemas pra China ou Africa. Na França, uma empresa foi condenado porque poluía demais os seus arredores. Qual era a atividade dela ? A reciclagem.
- o condensador do celular precisa de coltan pra sua confecção. Esse metal esta extraído majoritariamente no Congo (e acho um pouco no Brasil). A ONU já falou que esse mineral é a razão de uma guerra que existe desde 1998 e matou mais de 3.5 milliones de pessoas (e faz as crianças quitar a escola pra trabalhar nas minas, etc). A Madeleine Albright falou de "a 1a guerra mundial africana".
- outra conseqüência : a desaparição das gorilas daqui a 10-15 anos, que moram la. Sabe, destruir o seu meio-ambiente = destruir-se
- eu não preciso de um celular pra falar "Oi ? estou iendo. Um X salada. Não, falava ao cara. Sim, to um pouco atrasado. Daqui a meia hora, valeu" :D
- é peligroso para a saude, não só para o cara que o usa demais, mas por causa das grandes antenas
- outra conseqüência : com todos os produtos químicos da gricultura, essas antenas ajudam à desaparição das abelhas (desde 2006, 60% até 90% das colônias de abelhas desapareceram nos EU, eles precisam de importar abelhas pra assegurar a polinização das arvores fruteiros. Desde uns anos começa a ser a mesma coisa na europa)
- não se conhece bem as consequencias na nossa saúde. É como se a gente fosse cobaias (guinea-pigs, cobayes). Não se pode mesmo confiar na OMS que negou o perigo durante muitos anos. Muitos estudos já mostraram que o perigo existia, que o dano na saúde existia. Mas porque não sabemos melhor disso ? Porque o lobby dessa indústria não permite as pesquisas negativas forem publicadas, ela compra pesquisadores pra trabalhar com elas, ataca em justicia os cidadãos que contestam, ...
- tambem porque as mídias falam muito pouco dos aspectos negativos, claro
- a indústria cria desejos antes que os produtos aparecessem no mercado. Eles usam artistas, sciencas sociais, profissionais de software, psicólogos, etc, para ligar um novo produto a idéias positivas pra a gente. É um método parecido à do Edward Bernays, o "pai" da indústria das "relações públicas", duas vezes o neto do Freud, nos anos 1920. A coisa mais conhecida e impressionante que ele fez, pra uma multinacional do tábaco, foi de fazer fumar as mulheres dos EU. Sim, em serio !
- eu acho o poder forte demais, hoje em dia. Vai piorando, e tudo o mundo esta concernado, o "terrorista" de hoje em dia pode ser cualquer cara que critica o poder. (sim, tenho muitos exemplos em quanto da Fça) Fica bem mais fácil pra a policia nos vigilar com o celular, vigilar os movimentos sociais, ... (nota : mesmo apagado, se pode usar o celular pra ouvir o que acontece !)
- o celular destruí as relações sociais. Tu não fala mais a teu vizinho por causa da televisão ? Pode ligar pra ele ! É típico do sistema de vender "inovações" feitas pra resolver os problemas trazidos pelas inovações precedentes.
- o poder quer cidadãos isolados pra governar melhor.
- o celular resolve "problemas" que ele mesmo cria ... tipo, o do atraso ! (e o das relações sociais)
- estamos esquecendo como que antes vivíamos sem celular. Não conseguimos mesmo imaginar !! Tem pessoas que me chamam de freak, me olham bem bizarro porque vivo sem celular ... é grave !
- tudo que permite vigilar os cidadãos é um grande mercado para as indústrias da eletrônica, uma solução bem fácil para os políticos que gostam do tema da segurança, muito dinheiro, empregos, o crescimento da economia, ... O celular é uma etapa antes de aceitar os RFID ou os controles biométricas (segun o lobby europeu GIXEL, no seu programa de ação publicado em 2004).
- "tudo que estava diretamente vivido se afastou numa representação" Guy Debord, em "a sociedade do espetáculo", 1971

Mais ou menos, é isso gente ! Eu escrevi um texto mais completo em françês aqui (me ajudei muito de um outro texto cuja referencia podem achar nesse link, mas em françês tb :S ). Se quiserem, tem linkes e uma video um inglês ... Qualquer dúvida, tal vez possamos traduzir juntos o que querem.

Agora me sento menos sozinho :)

Abraço,

Vançã

Partager cette page

Published by

Présentation

  • : longue-vue vers Porto Alegre et ses horizons
  • longue-vue vers Porto Alegre et ses horizons
  • : Ici, je veux moins donner des nouvelles que présenter les choses que je connais de Porto Alegre et du Brésil (edit : ça y est, j'y ai vécu pendant un an). Photos, films incontournables, politique, musique, etc :) N'oubliez pas que vous abonner au flux rss est pratique.
  • Contact

Recherche

Censure du net


http://www.laquadrature.net/files/loppsi_150px.png